Máscara de corte com Photoshop

maio 4th, 2019 | Posted by Renata Florence dos Santos in Informática | Web Design
5 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 3 LinkedIn 0 Email -- 5 Flares ×

Olá! Queridos alunos e leitores do NerdsTI vou inaugurar com a minha primeira postagem desse ano de 2019 no nosso site falando de um programa que muitos adoram até mesmo aqueles que não são ligados a informática, vou começar com o Adobe Photoshop, ensinarei a trabalhar com a máscara de corte. Após um longo tempo sem publicar, segue mais um tutorial no nosso site, com a esperança que retomemos o hábito e rotina de manter esse ambiente de aprendizagem mais atualizado e disponível para que vocês possam desfrutar!

Criando máscara de corte com Photoshop

 

Conhecendo o programa

Photoshop

Antes de iniciarmos nosso tutorial é necessário passar algumas informações importantes para vocês, primeiramente o programa Photoshop pertence à empresa Adobe, e é um programa cuja sua licença é paga!

Existe sua versão online que abordaremos em outro momento e também existe sua versão portátil (que não precisa instalar). Nesse post irei trabalhar com a versão CS5, porém o que for passado aqui você poderá trabalhar tranquilamente em outras versões.

Máscara de Corte

A máscara de corte consiste em você colocar uma foto em cima de outra e utilizar a foto abaixo como uma forma para cortar a foto acima. Para isso escolha uma imagem do seu gosto para exemplificarmos.

Clique no menu arquivo e escolha a opção abrir, ou também se preferir pode utilizar a tecla de atalho CTRL+O, como mostra a figura 1.

Abrir foto

Após escolher a foto desejada clique sobre ela e em seguida clique no botão Abrir.

Verifique se seu painel de camadas está habilitado, caso não esteja basta clicar no menu Janela e escolher a opção Camadas ou a tecla de atalho F7. Observe a figura 2.

Painel Camadas

Feito isso desbloqueie a camada da sua foto dando um duplo clique sobre ela, após dar um duplo clique abrirá um painel onde podemos renomear a nossa camada, recomendo renomear todas as camadas para facilitar a identificação. Vamos renomear nossa camada de FUNDO.

Renomeando a Camada

Após desbloquear e renomear insira a foto que deseja fazer de molde, no nosso caso será inserido a nossa assinatura do NerdsTI.

Dica Nerd

Clique no menu Arquivo na opção Inserir como mostra a figura 4.

Inserir foto

Aproveite para redimensionar a imagem, mais não se esqueça que para manter a proporção na hora de redimensionar você deve manter o SHIFT pressionado e redimensionar sempre pelas setas diagonais. Após redimensionar aperte a tecla ENTER. Observe a figura 5.

Redimensionando a Foto

Renomeie a nova camada com um nome do seu gosto, para isso basta dar um duplo clique sobre o nome da camada, caso você clique fora do nome abrirá uma janela, basta fechar e tentar novamente organize essa camada para baixo da camada FUNDO, como mostra a figura 6.

Organizando camadas

Após acertar a ordem das camadas clique com o botão direito do mouse sobre a primeira camada e escolha a opção Criar máscara de corte. Observe a figura 7.

Resultado Final

O resultado final será o mostrado na figura 8.

Resultado Final

Gostou?

Agora use sua criatividade junto com a ferramenta ensinada e crie excelentes montagens, também é possível criar máscara de cortes com textos que veremos no próximo post.

Espero que tenham gostado não se esqueça de deixar seu comentário ao final desse post, com críticas, elogios e sugestões, divulgue nosso site para seus amigos e crie o verdadeiro clube dos NerdsTI.

Até a próxima postagem!

 

 

 

 

 

1

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.