Normas da ABNT – Paginação e Quebra de Seção

abril 18th, 2016 | Posted by Renata Florence dos Santos in Informática
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Após um longo tempo de pausa em nossas postagem o NerdsTI volta com a corda toda e com aqueles temas que deixam qualquer estudante de cabelo em pé, assim como o tema desse post, hoje vamos abordar como criar a paginação, inserir quebra de seção.

Paginação

Esse tema foi escolhido por ser de grande dificuldade da maioria dos estudantes, desde o ensino fundamental até a faculdade.

Paginação

A paginação deve ser considerada a partir da folha de rosto, sendo todas as folhas contadas sequencialmente.

Dica Nerd

Observe na figura 1 que a numeração está localizada no canto superior direito e começa a partir da introdução.

Paginação

O grande detalhe é que para conseguir inserir a paginação dessa forma é necessário que se utilize um recurso muito importante que poucas pessoas conhecem que é a Quebra de seção. Então antes de aprendermos a inserir a numeração vamos aprender o que é quebra de seção e como coloca-la em nosso documento.

Quebra de Seção

A quebra de seção é o que permite trabalharmos em um mesmo documento de diferentes formas, como por exemplo trabalhar com uma folha na orientação retrato e a outra em paisagem dentro do mesmo documento, ou mesmo utilizar a numeração de páginas somente em um determinado intervalo do trabalho. Acredite isso só será possível com a quebra de seção!

Inserindo a quebra de seção

Para inserir a quebra de seção em um determinado trabalho será necessário acessar a guia Layout da página, no grupo Configurar Página, clicar sobre a opção Quebras.

Quebras 

Após clicar na opção Quebras, será exibida dois tipos de quebras (Quebras de página e Quebras de Seção), vamos no grupo Quebras de Seção e de acordo com a posição do cursor vamos escolher a quebra de seção adequada. No nosso exemplo para formatação de trabalhos acadêmicos de acordo com a norma da ABNT ao posicionar o curso UMA PÁGINA ANTES da INTRODUÇÃO, basta escolher a opção Próxima Página, como podemos observar na figura 3.

Quebra de seção

Ferramenta mostrar tudo

A ferramenta mostrar tudo permite exibir formatações tais como marcas de parágrafos e outros símbolos de formatação ocultos. Sendo assim muito útil para configurações avançadas.

É possível acessar essa ferramenta através da tecla de atalho (CTRL+*) ou através da Guia Inicial, no grupo Parágrafo. Observe a figura 4.

Botão mostrar tudo

Observe como é exibida essas informações de formatação após clicar sobre o botão mostrar tudo, através da figura 5.

Botão mostrar tudo

Dica Nerd

Numeração de página

Após configurar a quebra de seção, enfim poderá colocar no cabeçalho do seu trabalho acadêmico a numeração de página, clicando sobre a guia Inserir, guia Cabeçalho e Rodapé, opção Cabeçalho, e clique sobre a opção Editar Cabeçalho.

Editar cabeçalho

Vincular ao anterior

Atenção!

A principal configuração para que a numeração fique apenas na segunda seção é desabilitar o recurso de Vincular ao anterior, ao desabilitar essa opção você cria um cabeçalho e rodapé diferente para a seção atual. O que é necessário no caso da norma da ABNT. Observe a figura 7.

Desativar Vincular ao Anterior

Feito isso automaticamente abrirá a guia Design, no grupo Cabeçalho e Rodapé clique em Número de Página.

Terceira Opção

Concluímos

Mais calma, concluímos parte de numeração de página, nosso próximo post focaremos no sumário, mais por hora vamos finalizar por aqui.

Espero que tenha gostado!

Não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos, dúvidas e sugestões para as próximas postagens comente ao final do blog.

8

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.