Normas da ABNT – Margem, Fonte, Espaçamento e Alinhamento

dezembro 1st, 2015 | Posted by Renata Florence dos Santos in Informática
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Com certeza em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar dessas normas. A norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) trata-se da formatação obrigatória na elaboração de todos os tipos de trabalhos acadêmicos, monografias, artigos, entre outros.

CAPA

Hoje no Nerdsti vamos explicar como criar um trabalho nessas normas, deixando seu trabalho com uma formatação profissional.

Por onde começar?

Vamos começar com a formatação que deverá abranger boa parte do trabalho, a formatação básica:

Tabela de formatação ABNT

Onde realizar essas modificações?

Para facilitar a localização dos itens citados acima, observe que o Microsoft Word em suas versões mais atuais a partir 2003 em diante, separa seus menus por Guias (Localizadas na parte superior) e Grupos (Localizados na parte inferior). Observe a figura 2.

Guias e Grupos Word

Modificações tamanho do papel

Para alterar o tamanho do papel basta clicar na guia Layout da página, no grupo Configurar página, clicar sobre a opção Tamanho, e escolher a opção A4.

Alterando o tamanho da folha

Configurando a Margem

Para alterar as opções da margem, clique sobre a guia Layout da Página, no grupo Configurar Página, clicar no menu Margem e escolher a opção Margens personalizadas.

Margem Personalizada

Feito isso configure as margens conforme o padrão ABNT:

Superior: 3,0 cm

Esquerda: 3,0 cm

Inferior: 2,0 cm

Direita: 2,0 cm

Ajustando margens

Formatação da fonte

Para formatar seu texto, primeiramente selecione todo o texto para não correr o risco de ter fontes de famílias (Arial, Times New Roman, Calibri) ou tamanhos diferentes. Para selecionar todo o texto é possível usar a tecla de atalho CTRL + T, ou colocar o cursor no início do texto segurar e arrastar até o final.

Família da Fonte

Após selecionar o texto clique na guia Página Inicial, no grupo fonte escolha uma das duas famílias de fonte: Times New Roman ou Arial, independente de qual escolher será importante manter a mesma fonte até o final do trabalho.

Definindo família da fonte

Dica Nerd

Tamanho da fonte

Para ajustar o tamanho do texto também é importante que o texto ainda esteja selecionado, para alterar o tamanho da fonte basta acessar a guia Página Inicial, no grupo Fonte, clicar na numeração desejada ou ao lado da caixa de teto com o número utilizar os botões de Aumentar o tamanho da fonte (atalho: CTRL + >) ou Diminuir o tamanho da fonte (atalho: CTRL + <)

Tamanho da fonte

Cor da fonte

Quando se trata de trabalho acadêmico nada de cores muito chamativas, a cor exata é preto para alterá-la basta permanecer a guia Página Inicial, no grupo Fonte, escolher a opção para alterar a cor, lembrando que todo o texto ainda deve estar selecionado.

Alterando a cor da fonte.

Espaçamento

O espaçamento é a distância que uma linha possui em relação a outra, esse espaço é automático e geralmente está configurado como espaçamentos Simples. Porém segundo a norma da ABNT todo trabalho deve possuir um espaçamento de 1,5.

Para fazer a alteração do espaçamento entre linhas basta clicar na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo clicar no botão Espaçamento de Linha e Parágrafo, em seguida basta clicar na opção 1,5.

Espaçamento entre linhas

Alinhamento

O alinhamento deve ser justificado, isso trará uma aparência organizada e formal ao seu documento, essa formatação também está prevista na norma da ABNT.

Para isso clique na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo escolha a última opção de alinhamento Justificado. Também é necessário estar com o texto selecionado. Essa opção também pode ser realizada pela tecla de atalho CTRL+J.

Alinhamento Justificado

Ainda não acabou!

Essa é a formatação inicial, que deixará seu trabalho com aparência profissional, mais ainda temos muitos detalhes que envolvem as normas da ABNT, veremos elas nos próximos posts.

Espero que tenham gostado, utilizem essas formatações para todos os trabalhos que vierem a realizar e não terão problemas com formatação errada!

Se esse post foi útil para você não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos de escola para que todos possam fechar o ano letivo com chave de ouro e trabalhos bem formatados!

Até a próxima, com carinho!

Professora Renata Florence dos Santos.

25

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.