Prompt de comando – Parte 2

maio 5th, 2015 | Posted by Renata Florence dos Santos in Diversas | Hardware | Informática
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Para você que gosta de acessar programas pelo MS-DOS e gosta de configurações avançadas esse post te ensinará algumas linhas de comando que poderá ser muito útil, principalmente na criação de arquivos em lote que será nossa próxima postagem.

CAPA2

Comandos básicos para executar programas

Vamos iniciar conhecendo alguns comandos para executar programas, quando a interface gráfica falha o MS-DOS é o nosso maior aliado, conheça como:

Lista de comandos

Desligando o computador

Para desligar o seu computador através do prompt de comando também existe várias maneiras, e essas opções são excelentes formas de desligar seu computador principalmente quando ele trava, outra utilização desses comandos são quando vamos executar arquivos de lote, podemos executar várias ações como por exemplo um backup e ao final delas programar o computador para desligar.

Comando Shutdown

Muitas pessoas conhecem esse comando, porém não conhecem as diversas maneiras de aplica-lo, abaixo segue uma tabela que mostra cada propriedade que poderá ser utilizada.

FIGURA02

Comandos de atributos

Esse tipo de comando permite atribuir ou retirar permissões de arquivos, eles são muito utilizados quando temos arquivos ocultos, ou pegamos vírus em nosso pendrive e ele modifica todas as permissões dos arquivos presentes em nosso pen drive. Conheça mais sobre esse poderoso comando.

Comando Attrib

Para visualizarmos os atributos de arquivos existentes basta digitar o comando attrib no diretório atual e ele exibirá uma lista com o nome dos arquivos e os atributos pertencentes a ele. A permissão é exibida através de algumas letras antes do arquivo. 

Para entendermos melhor cada permissão, observe a tabela abaixo:

Comandos attrib

Mantenha-se sempre atualizado!

Talvez à primeira vista você pode achar esses comandos totalmente inúteis, mais são comandos que todos deveriam conhecer, pois uma hora poderá precisar, um bom exemplo disso é quando pegamos aqueles vírus chatos que modifica todas as permissões das pastas e subpastas do pendrive para somente leitura. Infelizmente temos muitas pessoas que gostam da área de informática que utiliza seus conhecimentos aprendidos para atrapalhar ou prejudicar alguém, então previna-se!

Acompanhe nosso blog, estaremos sempre dispostos a te ajudar nesse fator, nossos próximos posts serão sobre arquivos em lote e permissões de arquivos no pendrive (vírus).

Gostou dessa publicação?

Então não se esqueça de curtir o blog, em caso de dúvidas ou sugestões basta comentar ao final desse blog!

Até a próxima postagem!

 

0

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.