App Inventor  – Instalação

março 19th, 2015 | Posted by Renata Florence dos Santos in Diversas | Informática | Programação
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

O App Inventor é mais uma das magníficas criações da Google que auxilia a criação de aplicativos para Android.

Configurando o App Inventor

Para o desenvolvimento de aplicativos com fins comerciais ou de grande porte se indica a programação através da IDE Eclipse e utilizando softwares de configuração como SDK Maneger e plugins específicos para Android, porém são ferramentas que exige um conhecimento avançado em programação, para quem tiver curiosidade temos um blog que ensina a instalação e a criação de um aplicativo dessa maneira.

Como foi dito anteriormente essa maneira é voltada para os profissionais da área, pensando em abranger pessoas que não entendem muito a programação mais que gostariam de ter seu próprio aplicativo a Google inventou uma maneira de facilitar essa programação para esse tipo de usuário, essa ferramenta é o App Inventor.

Antes de Começarmos!

Antes de iniciar a nossa programação temos alguns detalhes importantes a serem observados, para a criação de um aplicativo no App Inventor é necessário ter uma conta de e-mail do Google. Caso não tenha CLIQUE AQUI e crie uma rapidamente.

É de suma importância que o Java esteja atualizado, caso queira atualizar basta acessar o site www.java.com e clicar em Download Gratuito do Java, conforme mostra a figura abaixo.

Download do Java

Configurando a máquina

Um detalhe muito importante é antes de começarmos a criar o aplicativo é configurar a máquina para que o emulador funcione corretamente, para isso siga o passo a passo abaixo!

Acesse o site appinventor.mit.edu e clique em Get Started, procure o ícone da bandeira verde como mostra a imagem abaixo.

Get Started

Em seguida clique em Setup Instructions como mostra a figura 3.

Setup Instructions

Em seguida escolha a opção que mostra na figura 4, pois essa opção nos permite realizar os testes no computador.

Executar testes no computador

Agora vamos fazer download do programa necessário para utilizar o emulador, no nosso caso vamos realizar o download para o sistema operacional Windows, no seu caso escolha o sistema operacional que tenha instalado em sua máquina (95% de chance de ser Windows). Clique em Instructions for Windows, como mostra a figura 5.

Instalação para Windows

Finalmente clicaremos em Download the installer, aguarde o download terminar e instale o programa. Como mostra a figura 6.

Download de arquivo da instalação

Ainda não acabou!

Só estamos começando, agora que a máquina já está configurada basta abrir o App Inventor e começar a brincar, na próxima postagem iniciaremos diretamente do App Inventor considerando que a máquina esteja tudo instalado e funcionando.

Aguarde nosso próximo post que ensinará como criar um App de uma maneira simples e rápida.

Até o próximo post!

Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos, para qualquer dúvida ou sugestão de postagem comente ao final desse blog!

 

0

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.