Configurando o ambiente Android

março 18th, 2015 | Posted by Renata Florence dos Santos in Informática | Programação
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Já pensou em criar um programa Android?

Nesse blog vamos mostrar como instalar e configurar sua máquina, para que possa começar a programar para Android.

Configurando o ambiente Android

Por onde começar?

Existem vários sites que te auxiliam na criação de um App Android, porém utilizando eles você não aprende de fato a “PROGRAMAR” seu aplicativo, então o primeiro passo será instalar em sua máquina o JDK, Android SDK, Eclipse e o ADTPlugin.

Download de programas

Primeiro faça download da IDE e dos softwares necessários para configuração da IDE. Se você já trabalha com desenvolvimento Java, é possível verificar a versão do Java, basta abrir o CMD (Prompt de comando) e digitar java –version (Entre a palavra java e o hífen há um espaço) e ele indicará a versão que está instalada no seu computador.

Verificando a versão

Caso não tenha a versão instalada faça download no site da Oracle, e instale-a:

DOWNLOAD SDK – CLIQUE AQUI

Após baixar o SDK vamos fazer download do Eclipse, da versão Luna, escolha entre as opções 32 ou 64 bits de acordo com a sua máquina.

DONLOAD DO ECLIPSE – CLIQUE AQUI

Por fim vamos instalar o ADT, esse o download pode ser realizado pelo próprio Eclipse, basta clicar no menu Help, opção Install New Software. Observe a imagem abaixo.

Instalando Plugins

Se abrirá uma nova janela e nela escolha a opção Add. Conforme mostra a figura 3.

Adicionando Plugins

Abrirá uma nova janela onde iremos digitar no Name (Nome) um nome qualquer e no Location (Localização) iremos digitar a seguinte URL: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ (Se desejar pode copiar e colar). Observe a figura 4.

Adicionando localização e nome do Plugin

Dica Nerd: Caso o caminho esteja errado o botão OK ficará desabilitado, em caso de dúvidas ou erro de digitação copie a URL aqui do nosso blog.

Logo após ter clicado em OK o eclipse realizará uma busca dos possíveis plugins, basta clicar na opção Select All (Selecione Todos). Conforme mostra a figura abaixo, mais se encontrar algum problema baixe separadamente os plugins e na opção Location clique na opção Archive.. (Arquivo) para procurar o arquivo que você fez download.

Selecionando Plugins

Após ter instalado os plugins vem a parte mais demorada que é atualizar o SDK do Android, através do menu Windows, opção Android SDK Manager como demonstra a figura 6.

Atualização da SDK Manager

Desmarque a opção Installed (Instalados) e clique no botão Install Packages. Observe a figura 7.

Realizando Atualizações

Dica Nerd: É natural que essa atualização seja demorada, pois é feito o download e em seguida a instalação, alguns pacotes são maiores e outros menores, em alguns pacotes necessitará de uma confirmação para continuar, mais faça esse processo quando estiver com calma e paciência dependendo da velocidade de sua internet.

Caso tenha configurado tudo e mesmo assim não tenha dado certo, vamos recorrer ao Eclipse portátil!

Faça download do eclipse portátil que já está com o Android configurado e seja feliz!

DOWNLOAD ECLIPSE PORTÁTIL AQUI

E agora?

Com sua IDE configurada e o Android devidamente instalado é só partir para a mão na massa e começar a programar pois um dos passos mais difíceis é a configuração, uma vez configurado é só curtir!

Espero que tenha gostado desse post e se ele foi útil para você não esqueça de comentar ao final desse blog e de clicar em curtir e compartilhar.

Esperamos que tenha gostado, em breve sairá um post sobre como criar uma aplicação Android.

Até o próximo post!

0

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.