Sistemas de Medição

março 3rd, 2015 | Posted by Renata Florence dos Santos in Diversas | Hardware | Informática | Programação
6 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 6 Flares ×

Na Informática a conversão entre medidas causa muitas dúvidas e questionamento, pensando nisso esse blog abordará tais conversões para auxiliá-lo.

Sistema de Madição

Existem diversos tipos de medição entre elas iremos abordar as decimais, binárias e hexadecimais.

Tipos de Conversões

Existem vários tipos de conversões possíveis, vamos converter em algumas delas, observe:

Tipos de Conversão

Sistema Decimal

É o sistema mais conhecido, seu nome é derivado dos nossos antepassados utilizarem os dez dedos para contar, por tanto o sistema decimal possui a base 10. Observe as tabelas abaixo:

FIGURA02

Sistema Binário

Esse é o sistema que mais nos interessa, pois no ramo da informática esse sistema é o mais utilizado, uma vez que os computadores só compreendem 0 e 1.  É um sistema de base 2, sendo somente 0 ou 1. Observe a tabela abaixo:

FIGURA03

Conversão de Decimal para binário

Existem várias técnicas de conversões de números decimais para binários, mais não é nenhum bicho de sete cabeças, vamos aprender algumas técnicas bem fáceis:

Como só existem dois números no sistema binário temos a seguinte correspondência:

FIGURA04

A primeira forma utilizada é maravilhosamente fácil, porém conforme vai aumentando o número de bytes é necessário duplicar a tabela com mais 8 posições, uma outra forma utilizada para calcular números maiores é através da divisão, pegando o resto de maneira inversa, é bem simples também, confira!

Vamos pegar qualquer número decimal (base 10) e converter para binário (base 2), para isso basta dividir o número por 2 (pela base). Vamos utilizar como exemplo o número 21:

FIGURA05

Conversão de Binário para Decimal

Para realizar o processo inverso também é bem simples:

Primeira forma de conversão

Sabendo que o sistema binário é de base 2, e que um byte possui 8 bits, sempre ao representa-lo teremos que compor todas as suas casas numéricas, vamos criar uma tabela de base 2. Observe abaixo:

FIGURA06

Vamos utilizar como exemplo o seguinte número binário: 10110011. Agora vamos distribuir ele na nossa tabela de 8 posições (8 bits):

FIGURA07

A regra é bem simples quando o valor for 1 em binário se acrescenta o respectivo valor da tabela, por exemplo no 1º quadro da tabela o valor em binário é 1 então deve se somar 128, no 2º quadro o valor em binário é 0, então não se soma nada e assim sucessivamente, somando apenas os valores que o número 1 estiver presente, vejamos como ficaria:  128 + 32 + 16 + 2 + 1 = 179

FIGURA08

Então ficaria assim:

128 + 32 + 16 + 2 + 1 = 179

Portanto 10110011 em binário é igual a 179 em decimal, Simples assim!

Dica Nerd: Nunca deixe de representar as posições iniciadas com valor 0, para representar um octeto, caso tenha encontrado um valor decimal como 00101101 não represente como 101101, pois é um OCTETO e deve ser representado pelos 8 bits.

Segunda forma de conversão

Vamos utilizar de exemplo o número: 00001001

00001001 (base 2) para ? (base 10)

Onde for não precisaremos calcular, porém vou colocar todos os cálculos para que fique claro:

FIGURA09

Sistema Hexadecimal

O sistema hexadecimal é de base 16. Observe a tabela abaixo:

FIGURA10

Conversão de Decimal para Hexadecimal

A conversão de Decimal para Hexadecimal não será muito diferente do que vimos até o momento. Primeiro observe a tabela abaixo:

Como existem dezasseis números, temos a seguinte correspondência:

FIGURA11

É claro que assim era difícil continuar, vamos então aprender a converter qualquer número. Que tal o 482(10) por exemplo ?

Como o número 482 é um número decimal (base 10) e queremos converter para Hexadecimal (base 16) vamos seguir o mesmo raciocínio que utilizamos na conversão binária, vamos dividir o número pela base que desejamos converter, nesse caso 16. Observe:

FIGURA12

Conversão de Hexadecimal para Decimal

Para realizar a conversão inversa basta seguir o mesmo exemplo da conversão binária,

Vamos utilizar de exemplo o número que acabamos de converter: 1E2 (em Hexadecimal):

1E2 (base 16) para ? (base 10)

FIGURA13

Gostou?

Esse blog é uma criação de Renata Florence dos Santos  e Eduardo lorence Batista, com o propósito de compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas, comente, curta e compartilhe com seus amigos e não se esqueça de deixar sua sugestão ao final dessa postagem.

Até a próxima postagem dos Nerds TI!

 

0

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.